Muitas vezes aclamada como a mulher mais bonita do mundo, Hedy Lamarr foi uma artista que participou de mais de 30 filmes. Além de ser uma atriz muito talentosa, ela também foi uma grande cientista inventora e em 1997 recebeu o título de “mãe do telefone celular” graças às suas contribuições a um sistema de guiamento a rádio.

img1

Apesar de ser conhecida pelo seu nome artístico, seu verdadeiro nome é Hedwing Eva Maria Kiesler. Ela nasceu em Viena, a capital da Austria, em novembro de 1914 e morreu em Orlando, cidade da Florida, em janeiro de 2000. Já aos 10 anos de idade, ela era proficiente tanto no piano quanto na dança, além de falar 4 línguas.

Carreira Artística

Aos 16 anos, Hedy ingressou na escola de drama de Max Reinhardt e após cerca de um ano já estava atuando no seu primeiro filme, Money on the Street (1930). Em 1933, aos seus 18 anos, Hedy foi atriz principal do controverso filme de Gustavo Machatý, Ecstasy, que contava com cenas sensuais e polêmicas. A atriz participou também de diversas peças teatrais, como Sissy, uma peça que falava sobre a imperatriz da Áustria, Isabel da Baviera, em 1933. Nesse mesmo ano, ela se casou com um fabricante de armas e munições, Frederich Mandl, que era o terceiro homem mais rico da Áustria. Após frustrações com seu relacionamento, ela fugiu do seu marido no ano de 1937 para Paris e depois se refugiou em Londres.

Na cidade de Londres, Hedy conheceu o diretor da MGM (Metro-Goldwin-Mayer) que lhe ofereceu um contrato para trabalhar em Hollywood, onde foi reconhecida como a mulher mais bonita do mundo. Lá ela estrelou em grandes filmes, como Algiers (1938), Boom Town (1940), Comrade X (1940) e Come Live with Me (1941). Ela atuou emprestada para outros estúdios, como no filme The Conspirators (1944) da Warner Bros. e no filme Experiment Perilous (1944) da RKO.

img1


Carreira Científica

Os talentos de Hedy Lamarr não se resumiam apenas ao lado artístico. Em seu tempo livre ela trabalhava em invenções, como a melhoria em um sistema de tráfego e um comprimido que se dissolvia em água para torná-la gaseificada. Em sua relação com o magnata da aviação, Howard Hughes, ela sugeriu alterar o design quadrado das aeronaves para um formato mais dinâmico, como o das aves e peixes mais velozes. Howard sempre deixava uma equipe de cientistas a disposição dela para desenvolver suas ideias.

Durante a segunda guerra mundial, os torpedos guiados a rádio, que eram ainda uma tecnologia emergente, eram facilmente desviados através da contramedida conhecida como jamming. Hedy pensou em uma estratégia para alterar a frequência de transmissão constantemente de forma que os torpedos não pudessem sofrer com essa contramedida. Ela entrou em contato com seu amigo George Antheil, que era compositor e pianista, para ajudá-la a desenvolver essa tecnologia. Sua invenção foi patenteada em 1942, com o seu nome de casada “Hedy Kiesler Markey. A tecnologia era difícil de ser implementada na época, porém passou a ser usada a partir do ano de 1962 em navios de guerra.

img1


Legado

Sua invenção de 1942 serviu como base para tecnologia de comunicação usada hoje em dia, como na modulação COFDM (Coded orthogonal frequency-division multiplexing) que é usada para conexões Wi-Fi e CDMA (Code Division Multiple Access), usada para telefonia celular e para rastreamento via GPS. Em 1997, ela recebeu menção honrosa do governo americano “por abrir novos caminhos nas fronteiras da eletrônica” e também recebeu o prêmio EFF Pioneer Award. Em 2014, foi introduzida no National Inventors Hall of Fame.

Hedy Lamar é uma prova da importância da presença feminina no ambiente de desenvolvimento tecnológico e também como é possível que as pessoas sejam multifacetadas. Apesar de ser uma artista da área cênica, Hedy também foi uma importante inventora que trouxe avanços na área tecnológica.


Autor


mateusseixas
Mateus Seixas
Pesquisador em Robótica no Centro de Competências em Robótica e Sistemas Autônomos do Senai Cimatec. Graduado e mestrando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia e amante da natureza.