A eletricidade tem fundamental importância para a ascenção tecnológica e está presente nos ambientes mais básicos e essenciais no desenvolvimento humano, sendo algo que acompanha e que está ligada diretamente ao mundo que conhecemos hoje, dessa forma, a importância do engenheiro elétrico aponta para um longo tempo de história e de desenvolvimento…

…nesse contexto, podemos citar Edith Clarke como peça importante e que contribuiu ativamente com esse processo.

“Edith Clarke foi a primeira engenheira eletricista e primeira professora de engenharia elétrica da Universidade do Texas em Austin.”

drawing450

Edith Clarke

Edith Clarke nasceu no Condado de Howard no estado americano de Maryland, e, apesar de apresentar algumas dificuldades de aprendizado com a leitura e a ortografia ela demonstrou grande aptidão pela matemática e por jogos de carta. Edith foi criada por um tio por um período curto de tempo e posteriormente estudou em um internato até 1899.

Apesar do contexto do século vinte se apresentar como desafiador para as mulheres na área da engenharia, Edith escolheu dar continuidade aos estudos e utilizou a herança deixada pelos pais ao completar dezoito anos de idade, inscrevendo-se no Vassar College em Nova York.

Edith Clarke se forma em 1908 de forma destacável e com uma chave para a sociedade Phi Beta Kappa

Phi Beta Kappa é uma sociedade de honra academica dos Estados Unidos da América.

“Tem como objetivo promover e defender a excelência nas artes liberais e ciências bem como doutrinar os alunos destas áreas que se destacam nas faculdades e universidades norte-americanas.” A seguir uma representação do símbolo da Phi Beta Kappa:

drawing500


Ser listada pela Phi Beta Kappa mostra o comprometimento de Edith com seus estudos.

Após a sua formatura, Edith ensinou matemática e física em uma escola particular em São Francisco e passou um pequeno tempo estudando engenharia civil em 1911, durante as férias do primeiro período em 1912 ela trabalhou como “Computador”, era comum que mulheres com boa base de matemática trabalhassem executando cálculos para pesquisadores ou empresas. A seguir um exemplo de funcionárias que trabalhavam como “Computadores humanos”.

drawing500

Computer assistants

Nesse momento Edith demonstrava o seu potencial e na AT&T ficou fascinada com conceitos como circuitos elétricos e linhas de transmissão, decidindo abandonar a Engenharia Civil e seguir com Engenharia Elétrica no MIT, Edith se graduou em 1918 e continou o mestrado por mais um ano se tornando a primeira mulher a se graduar em Engenharia Elétrica na instituição.

Um dos maiores feitos realizados por Edith foi a calculadora Clarke em 1921. O propósito da calculadora era de facilitar a análise de linhas de transmissão reduzindo o procedimento de cálculos em até dez vezes. A patente foi aprovada em Setembro de 1925.

drawing500

Calculadora Clarke

Em 1943, o livro “Circuit Analysis of A-C Power Systems” foi publicado, as notas de aula na General Electric foram a base para sua obra que foi muito utilizada em cursos de engenharia.

drawing500

Circuit Analysis of A-C Power Systems

Alguns feitos destacáveis …


  • Em 1918, Clarke foi a primeira mulher a conquistar um certificado de M.S. (Master of Science) em Engenharia Elétrica pelo MIT.
  • Foi a primeira mulher a entregar um artigo do Instituto Americano de Engenheiros Eletricistas, na reunião anual. Mostrou o uso de funções hiperbólicas para calcular a potência máxima que uma linha poderia carregar sem instabilidade. Além disso foi a primeira mulher a se tornar membro do Instituto em 1948.
  • Em 1954 recebeu o Society of Women Engineeers Achievement Award.
  • Em 2015, Clarke entrou postumamente para o Hall da Fama de Inventores Nacionais
  • Em 1954 as realizações de Edith foram reconhecidas pela Society of Women Engineers Achievements Award “em reconhecimento de suas muitas contribuições originais para a teoria de estabilidade e análise de circuitos.”

Edith Clark foi uma mulher de grande importância para engenharia, ela acreditava que existia demanda para bons trabalhos …

”Não existe uma demanda para mulheres engenheiras, da mesma forma como não existe para médicas mulheres; mas sempre existe uma demanda para aqueles que conseguem fazer um bom trabalho” - Edith Clarke

Referências

Biografia de Edith Clarke
Primeira engenheira eletricista professora
Edith Clarke



Autor


amarco
Anderson Lima
Pesquisador em Robótica no Centro de Competências em Robótica e Sistemas Autônomos do Senai Cimatec. Anderson é formado em engenharia civil. Exerce atualmente a função de pai 24 horas.