Um tempo livre sempre é esperado, somos imbuídos em esperar pelo final de semana intensamente. Esperamos em preenchê-lo com afazeres que criamos em nossos deleites substanciais e superficiais.
A efemeridade fala mais alto, e o passageiro é algo ainda mais momentâneo.
E o aproveitar se torna primordial para uma vida existencialista do agora.
Photo by Kristopher Roller on Unsplash
Nos últimos 5 dias a gripe me levou a permanecer enfraquecido em cima de uma cama, entre uma febre e outra fui levado a refletir sobre como eu estava preenchendo meus dias de tempo livre. Encontrei inquietações que me fizeram a pensar sobre este tempo, que estava fluindo entre os meus dedos sem ao menos ter erigido uma torre de observação sobre o meu futuro.
O Caminho
Somos insignificantes diante do universo, mas bucólicos para nossa família. Importantes para os que ficam aqui na Terra.
O enredo da vida nos levará, ao final do primeiro ato, a um encontro com Tânato. E isso será doloroso.
Mas ainda não é o fim.
A transcendência da alma é eterna, e anseia pela busca espiritual do Caminho. O único e verdadeiro caminho.
Photo by Ugne Vasyliute on Unsplash.
Neste ano, nosso grupo ousou saltar no vazio, em buscar uma reflexão mais humanizada. Passamos por discussões e leituras (A Sociedade da Transparência, Identidade e O Jeito Harvard de Ser Feliz) que mexeram com nossos ideais, nossas bases dicotômicas e nossas visões de mundo.
Eu espero que o ano de 2022 seja de mais preces abnegadas de prazer, pois a sociedade esta inundada na efemeridade do ter, e somos agentes da mudança.
Mudança de um mundo melhor.
Este é o meu desejo. Que isso torne-se um feitiço, que entre em seu corpo e transforme de dentro para fora. Perceba que somos as palavras que os outros plantaram em nós. E isso é bem parecido com a fala do grande poeta português Fernando Pessoa: Sou o intervalo entre o meu desejo e aquilo que os desejos dos outros fizeram de mim.
Somos resultado de um enorme feitiço.
E se você me acompanhou até aqui, eu espero que o seu tempo seja ainda mais reflexivo sobre a mudança. A mudança da sociedade. A mudança da família.
A minha e a tua mudança.
Comecemos nós, pois muitos já alcançaram o Nirvana, e atrás estamos sós.
.
Pensando sobre tudo isso, acabei encontrando um video de 15 minutos, que coincidentemente (Jung diria que é sincronicidade) trazia aspectos sobre o que eu estava pensando. Veja e reflita.
O tempo livre de final de ano
hummm… desejo um 2022 de muito tempo livre, alegrias… mudanças e … preces.
Autor
![]() |
|
---|---|
Marco Reis | |
Pesquisador em Robótica no Centro de Competências em Robótica e Sistemas Autônomos do Senai Cimatec. Apaixonado por robótica e um idealista puro, vive motivando aqueles que caminham em direção ao sucesso. Atualmente segue o interesse do seu coração realizando pesquisa na área de robótica, coordenando projetos acadêmicos e escrevendo ficção. Marco é formado em engenharia elétrica pela UFPR e mestrado em engenharia de produção pela UFSC. E aguarda anciosamente o Winds of Winter. |